Rugby, tradições e lutas!

Meio que sem querer fui ver um vídeo sobre a Haka no perfil do Facebook de uma amiga. Não é que o troço se mostrou muuito mais interessante do que eu esperava?
Para entender: O haka é uma dança tribal Maori, que a tribo fazia antigamente em batalhas, ou para dar as boas vindas à visitantes. Originalmente ela era feita com os homens à frente da tribo e as mulheres logo atrás, numa espécie de coro (o que devia tornar as reuniões de família extremamente barulhentas).
Hoje em dia o HAKA é apresentado pela seleção Neo-Zelandesa de Rugby antes de jogos importantes. O ritual se tornou tão famoso que inspirou algumas propagandas (por exemplo da Iveco) e recebeu uma nova roupagem, para se adaptar ao novo conceito de Nova-Zelândia (com o perdão do excesso de "novos" aí no texto.. hehe).
De qualquer maneira, os vídeos no Youtube me fazem pensar seriamente nos conceitos de "esporte nacional". Imagine no Brasil se tivéssemos expresões culturais tão fortes quanto essas? Dá para ver o orgulho dos jogadores em cada movimento, em cada grito, em cada gesto. Como se retirassem sua força dos ancestrais.
Bom, chega de falar, assista!


Nenhum comentário:

Postar um comentário