Cuidado com a propaganda enganosa

Não se enganem, meus amigos, com as queimas, liquidações e “botas-fora” de natal, ano novo ou balanço que se instalam nas lojas. Trata-se de uma perigosa e malandra armadilha. Pude comparar várias vitrines do shopping Plaza Sul na época de natal e agora, as lojas colam etiquetas de oferta especial, decoram as vitrines, anunciam descontos de até 70% (veja só!) mas os preços são rigorosamente os mesmos! Não há oferta alguma! Cuidado!

Comprei ontem na Saraiva do mesmo shopping, onde trabalho, um dvd do Vinicius de Moraes. Trata-se de um dvd duplo, com um filme-documentário e vários artistas consagrados interpretando suas canções e poemas. Grátis, ganhei também um livro de sonetos. Fiquei contente pois acredito que fiz uma boa compra, paguei 19,90. Curiosamente, este mesmo produto é oferecido no site por 29,90. O melhor vem agora: o site submarino cobra 79,90 pelo mesmo dvd, americanas.com cobra 99,90.

Que coisa não? Cadê o Cade (com o perdão do trocadilho) para multar esses espertalhões que só querem lucrar inescrupulosamente? Isso é crime contra a economia popular!!!

Não estou fazendo propaganda para a Saraiva, para equilibrar a questão, ao mesmo tempo em que boto mais lenha na fogueira, o último filme da série Harry Potter, O Enigma do Príncipe, é vendido por 49,90. No mesmo piso e a apenas 50 metros de distância, nas Lojas Americanas, ele é vendido por 19,90. Tudo isso no shopping Plaza Sul. Não tenho dúvidas de que em outros shoppings a situação é a mesma.

Adoro panetone, mas me recuso a pagar o que os supermercados pedem, é muito caro. Acho um verdadeiro tapa na cara do consumidor as promoções de natal para as pessoas comprarem e, dias depois, o preço cai pela metade, é sempre assim. Nunca me iludi com esse “espírito natalino” e sempre esperei até depois das festas para saborear o meu. Entretanto nos últimos tempos os preços têm subido de forma abusiva. Na hora de conceder desconto, o preço já estava mais alto e o lucro fica preservado.

As melhores formas de pegar menos são a pesquisa e o bom senso aliado a um espírito crítico. Sempre que possível perguntem por descontos para pagamento à vista ou produtos com pequenas avarias. Utilizem a internet (bondfaro.com.br), comparem e evitem comprar na primeira loja. Desde os tempos em que trabalhei no supermercado já reparava na perversidade das promoções e ofertas. Quem não presta atenção e não conhece o valor real do que se precisa (ou apenas quer) comprar acaba pagando o mesmo preço, quando não mais caro, apenas porque viu uma etiqueta colorida “de 100 por 12,50”. Canso de ver mercadorias que recebem etiqueta de oferta ou desconto especial sem mudarem de preço.

Quando o VOLP foi lançado, no início de 2009, todas as livrarias aguardavam ansiosamente pelo livro, que viria como uma espécie de Messias, salvando os incautos do vexame de se escrever uma grosseria ortográfica. O acordo entre os países de língua portuguesa tem sido desde então uma excelente desculpa para encarecer as publicações apenas por causa do maldito selinho “conforme a nova ortografia”. Lançado o calhamaço, todas as livrarias fizeram estardalhaços do tipo “o livro mais aguardado do ano, não erre mais! Sua única garantia de escrever com segurança” etc e tal.

Balela! Os preços foram tabelados, e mais: os anúncios mais agressivos diziam: “de 120 por ‘apenas’ 90 reais”. Ora, se o livro é lançamento, como pode chegar já com redução de preço (anterior, de um período em que ainda nem sequer era vendido) ??

Termino indicando um ótimo texto do jornalista Clóvis Rossi, da Folha, disponível em
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/clovisrossi/ult10116u672913.shtml

Por hoje é isso, uma boa semana aos queridos internautas.

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