Besouro, o filme



Depois de Tropa de Elite, o filme brazuca "Besouro" foi, provavelmente, um dos mais comentados pela internet. eu até sigo o blog do filme pelo twitter e assisti todos os trailers disponíveis por aí.

Bom, o que me venderam foi um filme de ação, repleto de capoeristas-voadores (ao estilo Jet-Li) e referências histórico-culturais. Era isso, ia aprender história do Brasil vendo escravos darem porrada em senhores de engenho.
O que ganhei?
Um filme artistico, e, de novo, o cinema nacional me decepcionou.
Por quê?
Ah, cara, todo mundo sabe que nosso cinema (e música) é permeado por um esquerdismo meio amalucado, tudo aquilo que é produzido no cinema é artistico, contemplativo, bonito de se ver.
É, legal, exato. Mas o que eu queria NESSE filme era um Capitão Nascimento de cordão e atabaque! Foi ISSO que me venderam nos trailers!

Não vou tirar o mérito do filme, ele é lindo, mágico, com fotografia excelente. Mas peca por insistir no mercado de filmes brasileiros que nós JÁ conhecemos.

O filme começa tentando te levar para a ação, com uma história de vingança e luta pela liberdade. Muito legal! Sério! Você se envolve com o BEsouro - capoerista bom, arrogante e muito próximo a um herói grego , cujo destino está ligado à desgraça.

Aí, quando a ação começa, ela desbanca pra umas cenas lindas envolvendo filosofia, mitologia afro-brasileira, racismo e historia. Só que o filme não precisava PARAR para que isso acontecesse, e, infelizmente, até o fim.
O filme simplesmente "congela" em imagens de nossa fauna e flora, em ensinamentos do Mestre Alípio e em eventos da sociedade local. Aí, quando a história volta para os personagens, você não consegue se prender a eles, não consegue sofrer (exceto no caso do capitão do mato, que é o melhor ator do filme!)

Bom, acho que é isso, fica a í a dica: Besouro não é um filme de ação, é "mais do mesmo" com excelentes trechos (eu cochilei em dois momentos, do "sapo" e outro não lembro) e enredo mal-aproveitado. Dava pra fazer um filme de ação, envolvendo até a traição de outro capoerista e uma luta épica entre ele e Besouro. Mas não, opta-se por mostrar cachoeiras e rios e o significado da vida.

Eu queria, realmente, o BEsouro e seus companheiros lutando contra 50 escravagistas...voando e pulando feito chineses.

Um comentário:

  1. Você disse tudo. E como eu disse lá no twitter, precisamos de um cineasta sem frescura para fazer esse filme de novo, como se deve.

    ResponderExcluir