Éride

Desenvolvido para o sistema Nexus, Éride é um RPG de temática mitológica, onde você fará o papel de um Detentor: um escolhido dos deuses para lutar por eles numa guerra mais antiga que o próprio tempo – esta é a guerra que dá nome ao jogo.
Cada escolhido viveu sua vida normalmente até o início da juventude, quando é levado por espíritos antigos (os daímones) para um mundo paralelo e lá batizado com suas novas habilidades; quando retorna este escolhido não existe mais como humano e todas as lembranças sobre ele foram apagadas.
Um detentor possui dois conjuntos de habilidades: as manobras – que são os famosos “raios de energia” que os detentores soltam: esferas, feixes, explosões; e as dádivas, um conjunto de cinco poderes divididos em três níveis, exclusivos de cada deus e semelhantes a seu domínio. Assim Filhos de Ártemis têm poderes de caça, Filhos de Hades controlam almas, e Filhos de Éris são mestres da discórdia.
Há três Círculos que lutam entre si: Geia, com Zeus, Ares, Ártemis, Apolo, Bóreas, Hermes, e Atena em suas fileiras; Nix com Nêmessis, Tânatos, Pã, Hipnos, Afrodite, A Sombra, e Éris entre os seus; por fim, o Círculo de Érebo, cujos membros são Hades, Poseidon, Hera, Perséfone, Prometeu, Cronos, Hécate.
A guerra termina quando um dos Círculos exterminar completamente os outros dois, e, atualmente, o Círculo de Nix está vitorioso. Para combater os detentores dividem-se em génos – famílias, cada génos tem como único objetivo a destruição de génos de Círculos opostos. Mas não há apenas Detentores num génos: existem também os oráculos, imortais, cuja função é encontrar Detentores e treiná-los; Iniciados, humanos que decidiram trabalhar dentro das moradas – o lar dos detentores. Este é outro ponto importante em Éride, Detentores costumam viver isolados da raça humana, muitas vezes numa sociedade anacrônica medieval, distante de toda tecnologia.
Mas não há apenas detentores nesta batalha: muitas outras criaturas, feitas de caos e destruição, planejam o fim da Éride e de tudo que existe. A Aliança é talvez a maior ameaça a tudo que existe: criada pelos Éginos, cujo único propósito é fazer a existência voltar ao Caos primordial. Além deles há também as hidras, mestras no disfarce e na dominação, capazes de se revestir como humanas e enganar a todos; e os temidos Filhos de Órion, Detentores que caçam outros Detentores.
Este é um grande resumo de tudo que é Éride; ainda há as tensas relações entre humanos e detentores, as brigas entre membros de uma mesma Filiação, e a eterna luta interna entre o humano e o divino em cada escolhido.
O sistema do jogo é fácil e simples: Nexus é baseado no d6, e é indicado para jogadores iniciantes: o sistema e o livro básico podem ser baixados gratuitamente no site www.nexusbr.blogspot.com. Ou no link ali do lado para o Recanto das Letras.
Há um tempo venho rabiscando uns contos para o cenário. Depois de ler alguns autores brasileiros (Andre Vianco e Nazarethe Fonseca) tive umas idéias interessantes para algo que, um dia, pode ser um romance de verdade em território Tupiniquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário